domingo, 9 de junho de 2013

Reflexão Dominical - 10 Domingo do Tempo Comum


Deus é o Senhor da Vida

O Tempo comum apresenta o período da vida pública de Jesus, ou seja, relata os acontecimentos que Jesus realizava nas comunidades por onde passava. A liturgia do 10º Domingo do Tempo Comum revela, em Jesus, o amor e a misericórdia de Deus pela vida do seu povo.
No evangelho (Lc 7,11-17), Lucas apresenta Jesus na casa de uma viúva na cidade de Naim, que tinha um único filho e este havia morrido. Jesus, ao encontrar-se com ela teve compaixão, devolveu a vida ao filho e trouxe a alegria à mãe.
A 1ª Leitura (1Rs 17,17-24) relata que o Profeta Elias é recebido na casa de uma viúva em Sarepta. O filho dessa mulher adoeceu gravemente e morreu. Elias, porém tomou o menino nos braços, implorou a Deus pela vida e esta foi restituída, assim, esta atitude alegrou o coração da mulher. Os dois fatos são semelhantes, pois ambos retratam a dor e sofrimento diante da morte, e a alegria diante da vida.
É comum ao ser humano, ao passar pelo sofrimento, revoltar-se contra Deus e procurar um culpado, mas uma coisa precisa ficar claro na vida dos cristãos: Deus não é favorável à dor e ao sofrimento, pois foi por isso que ele enviou Jesus ao mundo, para salvar e dar vida aos que crerem nele. Jesus também passou pela morte, mas ressuscitou e vive em nosso meio. Ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25).
Na 2ª leitura (Gl 1,11-19), o apóstolo Paulo diz que o evangelho pregado por ele não é conforme critérios humanos, mas por revelação de Jesus Cristo. É preciso estarmos atentos para não nos deixarmos levar por um Evangelho diferente daquele anunciado por Jesus Cristo, isto é, um Evangelho de “prosperidade”, “sem cruz”, e que muitas vezes incentiva o acúmulo de “bens passageiros”.

Ao passarmos por sofrimentos e pela morte não devemos nos sentir derrotados, porque, do mesmo modo como Jesus passou pela morte e ressuscitou, também nós ressuscitaremos com ele. Portanto, somos chamados a depositar plena confiança em Deus, o autor da Vida, que dá vida plena aos que creem e esperam N’Ele, tendo a certeza de que todo pranto se transformará em alegria.


Juarez Pereira de Oliveira
Seminarista de Teologia
Fonte: Bíblia Sagrada. Tradução CNBB.
http://www.buscandonovasaguas.com/
Revista Cristo Rei, Maio 2013.

Nenhum comentário: