sábado, 30 de novembro de 2013

Obrigado Senhor, pelo dom da vocação!

Deus nosso Pai, em sua infinita bondade, com profundo zelo continua ouvindo a prece de sua igreja: Enviai Senhor, operários para a Vossa messe! O Seminário Maria Mãe da Igreja, que neste ano celebrou 34 anos à serviço das vocações sacerdotais, encerra suas atividades neste ano de 2013, com profunda gratidão ao Senhor, autor e sentido de nossa vocação.
            Um ano de estudos, trabalhos, convivência, espiritualidade, atividades pastorais, enfim... Cada qual certamente teria muito a falar das lutas e labutas, mas teria muito mais a falar das vitórias e  conquistas alcançadas. Um seminário não é uma reunião de santos. Aqui trazemos muitas qualidades, e muitas fragilidades também. Mas o bonito é isso: Deus usa dos fracos para confundir os fortes; não escolhe os capacitados, mas capacita os seus escolhidos.

            Aqui somos todos sementes. Sementes de uma geração nova, de homens e mulheres novos para um mundo novo. E sabemos que para que essa semente cresça e de bons frutos, basta-nos a graça de Deus. Por isso, agradecemos a  todos os leigos que rezam  por nossa vocação. Bons padres surgem, antes de tudo, de boas e sinceras orações. Mas  também de boas ações! Agradecemos pois, os que sempre colaboram conosco nas mais diversas atividades, e promovem as vocações em sua comunidades.

            Gratidão também aos nossos formadores, Padre Lucimar e Padre Roberto. Convivendo com as suas qualidades e fragilidades, , compreendemos que de fato, “ o sacerdócio é o amor do coração de Jesus”, como dizia o grande Cura D´ars, padroeiro dos padres. É um dom de Deus para a igreja e para toda a humanidade. Deus lhes pague e vos confirme cada vez mais na missão de bons pastores!

            E assim, vamos caminhando. Iniciamos o ano com 17 seminaristas. Lembramos com fraterno carinho dos irmãos que nos deixaram para seguir o caminho que perceberam ser o melhor para cada um. É assim mesmo! Aqui estamos para caminhar, e é neste caminho que acontece o discernimento e o amadurecimento da decisão de servir a Deus em sua igreja. Agora somos 14 na caminhada, sendo 9 da filosofia, 4 da teologia e  1 que se prepara para ingressar na filosofia. Lembramos também do nosso irmão Juarez, que agora nos deixa para trilhar os passos finais rumo ao sacerdócio, cuja ordenação está marcada para o próximo ano.














Olhando para aqueles que fielmente trilham o caminho e chegam ao exercício do ministério, nós outros que ficamos, motivados somos a olhar para Jesus bom pastor, e com Maria, mãe da igreja, nossa padroeira, dizer-lhe: Eis aqui o servo do Senhor! Faça-se em mim a tua vontade. Que o bom Jesus, Cristo Rei e Senhor da humanidade, nos conduza a cada dia, pelos caminhos que ele mesmo traçou para cada um de nós!


Renato Junior Machado

Nenhum comentário: