terça-feira, 22 de outubro de 2013

Seminário Maria Mãe da Igreja acolhe encontro de seminaristas



O Seminário Maria Mãe da igreja acolheu, no dia 19 de Outubro de 2013, seminaristas da província de Cascavel, para o  encontro anual de seminaristas. Estiveram presentes seminaristas e formadores das dioceses de Cascavel, Guarapuava, Palmas / Francisco Beltrão e Toledo.
                O encontro, que tem como objetivo promover a integração e fraternidade entre as casas de formação abordou o tema da dimensão humana afetiva, uma das dimensões trabalhadas no processo de formação dos futuros padres. A reflexão foi conduzida pelo seminarista Sérgio Algeri da diocese de Palmas que está exercendo o ano pastoral em preparação a ordenação, auxiliando na formação dos seminaristas menores da referida diocese.
                Em sua reflexão e partilha, Sérgio abordou que a sexualidade e a afetividade devem ser trabalhados em cada vocacionado ao longo de sua caminhada, a partir do autoconhecimento, na partilha com os formadores, no cultivo de boas amizades e uma sadia espiritualidade. A opção pelo celibato não deve ser um peso para aquele que assume tal condição, mas uma resposta livre, consciente e alegre aquele que nos chama e nos capacita: Jesus Cristo. Ele é o sentido da castidade e do celibato.
                O encontro contou também com a presença de D. João Carlos Seneme, nosso bispo diocesano, que ressaltou em sua homilia, a importância do vocacionado entregar-se nas mãos de Deus, e confiante fazer o seu caminho, na certeza da presença Dele e de seu constante auxílio.
               
 No período da tarde, houve um momento de confraternização e torneio de futebol. E na chave B, nossa casa de formação ficou em primeiro Lugar!
                
Agradecemos a todos os seminaristas e formadores que nos visitaram, e também as funcionárias de nossa casa e leigos, que com dedicação colaboraram para que esse momento se fizesse possível e satisfatório como o foi. Que Maria mãe de Deus e mãe da Igreja nos abençoe, e suscite pela sua interseção santas vocações sacerdotais e religiosas, para o bem do povo de Deus.


Renato Junior Machado
Primeiro Ano de Filosofia


Nenhum comentário: