quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Encontro dos Seminaristas Diocesanos

   No último dia 20 de outubro os seminaristas da Província se reuniram em Cascavel, no Seminário Diocesano São José, para o encontro anual das Casas de Formação, de várias dioceses.
    No denominado Encontro dos Seminaristas da Província, os jovens que se preparam para o sacerdócio têm a oportunidade de realizarem uma confraternização, troca de experiências, partilhas, conhecimento e oração. O encontro acontece desde a manhã com a recepção e a apresentação das casas e em seguida uma palestra, referente à uma das dimensões da formação: espiritual, comunitária, intelectual, humano afetiva  e pastoral. No encontro de 2012 o tema abordado foi a dimensão intelectual.
    Ainda na manhã do encontro, celebram a Santa Missa, presidida por Dom Mauro, bispo da Diocese de Cascavel e concelebrada pelos padres formadores que acompanhavam o encontro.
    O momento de confraternização, conta com um torneio de futebol, no qual os times foram formados por Casas de Formação.
    Dom Mauro em sua homilia destaca a importância da caminhada formativa para o seminarista e dirige palavras animadoras aos que estão na caminhada, nas quais têm como modelo o Bom Pastor, o fundamento para aqueles que pretendem assumir a missão do Sacerdócio na comunidade.
  Uma importância destacada também pelo Papa Bento XVI, quando escreve a esses jovens: "O seminário é o período em que você aprender com os outros e para os outros. Na convivência, por vezes talvez difícil, você deve assimilar a generosidade e a tolerância não só suportando uns aos outros, mas enriquecendo o outro, de modo que cada um possa contribuir com as suas qualidades particulares para o conjunto, enquanto todos os que servem a mesma Igreja, o mesmo Senhor. Sendo a escola de tolerância, de fato, aceito e compreendido na unidade do Corpo de Cristo, é outro elemento importante de seu seminário."
 

Nenhum comentário: